Telefones da Rádio Veredas FM

(37) 3261 - 1054 / (37) 3261 - 1417

WhatsApp da Rádio Veredas FM

(37) 3261 - 1054

Ouvir ao vivo a Rádio Veredas FM
Assitir Ao Vivo a Rádio Veredas FM
Ao Vivo na Rádio Veredas FM

Tarde Nossa

Túlio Fleury
CÂMARA PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE FIBROMIALGIA DIA 30 DE JULHO

NOTÍCIAS

Câmara promove audiência pública sobre Fibromialgia dia 30 de Julho

26/07/2019 - 14:59

Foto: Jornal Cidade

Fibromialgia é uma síndrome na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, músculos, tendões e outros tecidos. Junto com a dor, também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.


A Câmara de vereadores de Lagoa da Prata aprovou, na reunião do dia 10 de Junho último, o requerimento número 98/2019, que determina a realização de uma audiência pública sobre o tema, a ser realizada no próximo dia 30 de Julho. Deverão participar do debate médicos, psicólogos, enfermeiros, pacientes com a síndrome e o secretário municipal de saúde.

A intenção é fomentar na cidade a discussão sobre o problema e fomentar a organização de uma associação para amparar as pessoas que sofrem desse mal.

É o caso por exemplo da lagopratenses Cássia Teotônio Oliveira, que tem a fibromialgia e desenvolve uma campanha nas redes sociais para sensibilizar as pessoas. Em seu perfil no Instagram, ela veicula um depoimento revelando falando sobre sua doença onde ela diz que “troquei o descaso sobre a doença por determinação”. Na mensagem ela diz que luta por qualidade de vida e pelo reconhecimento da síndrome.

Para a redação do Jornal O Papel, ela explicou um pouco mais sobre o que a síndrome provoca no paciente, a partir de sua própria experiência:

“A fribromialgia é uma doença que provoca dor em todo o corpo. É uma dor intensa, ora moderada e pode ter crises de te deixar na cama. Você se sente cansado, com extrema fraqueza, a mente não funciona muito bem, você tem muitos esquecimentos, às vezes a crise afeta por partes e faz a dor se estender por todo corpo, por exemplo, começa com uma dor intensa na coluna e irradia por todo o corpo. Até os fios de cabelo doem na gente. É uma dor presente 24 horas no nosso corpo, um dia você pode estar muito bem e no outro pode não estar”, explica Cássia, que conta que há casos em que o preconceito se faz presente.

“É uma sensação muito ruim, de cansaço extremo, às vezes as pessoas que nos olham não imaginam o nosso sofrimento. Às vezes somos julgados, apontados como manhosos, preguiçosos, mas a dor é real e provoca inclusive uma dor emocional, que é onde a pessoa pode desencadear a depressão”, continua. Sua pretensão é aglutinar as pessoas que sofrem do mal para se organizarem e constituírem uma entidade de apoio aos portadores da síndrome.

“A Anfibro – Associação Nacional de Fibromiálgicos e doenças correlacionadas (do sul do país) nasceu de uma conversa entre portadores da fibromialgia nas redes sociais, onde resolveram criar uma associação para ajudar, apoiar e conscientizar a todos. Pela voluntariedade das pessoas e com o apoio das famílias é a primeira associação nesse sentido registrada no Brasil. É nesse foco que nós estamos hoje, de que num futuro bem próximo nos tenhamos uma associação aqui em Lagoa da Prata. Eu espero que isso possa acontecer e que realmente nós consigamos promover essa ajuda para todos que necessitam“, finaliza.

A audiência pública está programada para começar às 18 horas e é aberta a todos que quiserem assistir.


FONTE:

Jornal O Papel

CURTA E COMPARTILHE

DEIXE SEU COMENTÁRIO